Existem muitos fatores importantes na escolha de uma boa placa de som.
Três deles são importantíssimos:
1. Número efetivos de bits;
2. Linearidade de magnitude;
3. Linearidade de fase.
O número efetivo de bits (ENOB -- Effective Number Of Bits) é o
número usável de bits depois de descontado o ruído de fundo e distorção do
conversor analógico-digital da placa. Ele é o fator determinante da faixa dinâmica
do sistema. Teóricamente, uma placa com um conversor analógico digital de 16-bits
teria uma faixa dinâmica de 98 dB.
DR = 6.02 x N + 1.76 dB
Onde
DR é a Faixa Dinâmica, N é o número de bits do conversor analógico-digital.
Porém, alguns bits do conversor analógico digital são tomados por
ruído. Além disso existem distorções na conversão. Levando em consideração esses
fatores, o número efetivo de bits pode ser determinado atravéz da expressão:
ENOB = (SINAD - 1.76) / 6.02
Onde
ENOB é o número efetivo de bits da placa, SINAD é a relação sinal ruído da placa
(levando em consideração distorções harmônicas).
SINAD = 20 x log10( Sinal_RMS / Ruído_mais_distorção_RMS )
A linearidade de magnitude da placa é importante, pois ela
influencia a relação sinal-ruído do sistema. Se ela não for boa, sinais fortes
causarão distorções (sinais fantasmas). A linearidade de fase determina a
qualidade da rejeição do sinal imagem (banda oposta).
Existe no mercado um grande número de placas com problemas
sérios de linearidade de fase cuja origem esta em erro de projeto. Em algumas
placas, um canal possui um retardo de precisamente uma amostra do
conversor analógico digital. Com estas placas, a rejeição da banda
oposta não é possível. O problema, porém, é facilmente corrigido em
software e isso é uma função já incorporada em vários softwares.
Infelizmente muitos fabricantes de placas de som não revelam as
características mencionandas acima. Felizmente, ha muita informação
disponível da Internet. O link abaixo lista as caractarísticas de
algumas placas.
http://www.baudline.com/solutions/full_duplex/
Alguns exemplos:
1. Uma placa SoundBlaster Live de 16 bits, quando configurada para
fazer amostragens à 48 kHz, possue um número efetivo de bits de 12.4.
Isso equivale a dizer que a faixa dinâmica da mesma é de
6.02 x 12.4 + 1.76 = 76.4 dB.
2. Uma placa Delta-44 de 24 bits, quando configurada para fazer
amostragens à 48 kHz, possue um número efetivo de bits de 16.2. A
faixa dinâmica neste caso é de
6.02 x 16.2 + 1.76 = 99.3 dB.
Ignorando outros fatores, ambas as placas funcionariam com o
SDR, mas na pratica, qual seria a diferença entre as mesmas? A resposta esta na
capacidade de recepção de sinais fracos na presença de sinais
adjacentes muito fortes. Em dias de conteste a diferença entre as duas
placas seria notável. Em dias comuns, a diferença pode ser impecerptível.
Nota: Os melhores e mais caros rádios de HF possuem uma faixa dinâmica
em torno de 100 dB. Um SDR como o SDRZero possue uma fixa dinâmica
acima de 100 dB. Eis a razão da placa de som ser um dos fatores
determinantes na faixa dinâmica do sistema.
Como existem inúmeros tipos de placas de som com os mais diveros
preços (e qualidade), o experimentador deve ter cautela. Caso algo não
funcione como o previsto, dedique um pouco de atenção à placa de som.
Existe muitas placas de baixo custo que funcionarão muito bem. Para os que
buscam alta qualidade, nossa recomendação é a Delta-44 da Midiman.
Um projeto interessante para o futuro é a implementação de uma
placa de som simples de 24 bits dedicada. Para o SDR, não existe a necessidade
de mixers, interfaces MIDI, ajustes diversos, etc... Apenas um bom
CODEC (conversor analógico-digial mais conversor digital-analógico). O
interfaceamento da placa com o computador seria feito via USB. A placa
poderia ficar dentro da caixa do circuito.